D'us castiga os filhos pelos pecados dos pais?

Apresentação Fóruns Parashot Exodo – Parashat Ki Tisá – Ex30:11 a 34:35 (50) D'us castiga os filhos pelos pecados dos pais?

Este tópico contém 0 respostas, tem 1 utilizador, com a última actualização feita por  Antonio Há 4 meses, 2 semanas.

  • Autor
    Artigos
  • #266

    Antonio
    Participante

    tem uma passagem nesta parashá que diz assim:

    visita a iniquidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos, sobre terceiras e quartas gerações” (Ex34:7).

    Essa declaração já estava anunciada na passagem dos 10 Mandamentos em Ex20:2 e será repetida pela terceira vez em Dt5,9.

    Numa primeira análise, essa declaração parece chocar-se com o conceito de livro da vida de cada alma e arrependimento individual. Essa passagem de Deuteronômio mostra isso muito claramente:

    Não se fará morrer os pais pelo testemunho dos filhos, nem os filhos pelo testemunho dos pais. Cada homem pelo seu pecado morrerá” (Dt24:16).

    Há correntes que entendem essa declaração como o anúncio de um processo de pureza por exclusão, ou seja, uma seleção gradativa dos integrantes do povo santo de Israel. Considerando-se que, se o castigo de Deus penetra na história das gerações descendentes, estas trarão em si mesmas tudo o que decorre dos delitos das gerações ascendentes, inclusive a possível herança da prática dos mesmos delitos e dos mesmos pecados, passando a macular de forma sucessiva a pureza dos israelitas.

    Já Rashi parece entender de uma forma mais simples: isso se aplica quando os filhos até quarta geração seguem o mau caminho dos pais, onde aí o Eterno castiga também pelos pecados dos pais.

    Como podemos entender esta passagem? Existe contradição em relação a Dt24:16 ?

O fórum ‘Exodo – Parashat Ki Tisá – Ex30:11 a 34:35 (50)’ está fechado para novos tópicos e respostas.